A faixa etária correspondente à Tribo de Exploradores situa-se entre os 13/14 e os 16/17 anos. Os elementos da Tribo de Exploradores dividem-se em pequenos grupos designados por Patrulhas, constituídas por entre 4 a 8 jovens, do mesmo sexo.
Enquadramento Simbólico
O enquadramento simbólico da Tribo não deve ter um grande papel no funcionamento da Divisão. Uma vez que o ênfase que se pretende para esta faixa etária é baseado nos conceitos de “Descoberta” e de “Exploração”. Cada Tribo deve escolher para o seu nome o nome de um Povo. No entanto este “nome” deve ser apenas usado para construir uma identidade comum para a Tribo. Na Tribo de Exploradores, é desaconselhada a implementação de Ambientes Fantásticos.
O Sistema de Patrulhas
O Sistema de Patrulhas é o elemento estruturante da Tribo de Exploradores. É o Sistema de Patrulhas que define como é organizada e estruturada a Tribo. Além disso, é uma poderosa ferramenta pedagógica ao permitir a “educação pela autogestão” e a “aceitação progressiva de responsabilidades”, conforme previsto no Método Escotista.
Na Tribo de Exploradores, a vida em pequenos grupos não se implementa apenas através do Sistema de Patrulhas, estando também presente no Sistema de Projecto.
A Patrulha
As Patrulhas são, idealmente, compostas por 6 Exploradores, com 4 no mínimo e 8 no máximo. Os elementos de cada Patrulha são do mesmo sexo e deve procurar-se que exista alguma uniformidade de idade dentro da Patrulha.
A Patrulha é liderada por um dos seus elementos – o Guia – que é eleito entre eles. Todos os elementos da Patrulha têm um cargo, devendo obrigatoriamente existir, para além de Guia, os seguintes:
• Sub Guia
• Secretário
• Secretário
• Tesoureiro
Se a dimensão da Patrulha o permitir, poderão ainda existir os seguintes cargos:
• Guarda Material
• Arquivista
• Arquivista
• Socorrista
• Repórter
• AnimadorA Patrulha toma as suas decisões em Reunião de Patrulha, sempre que possível por consenso entre os seus elementos.
Na Tribo de Exploradores, a Patrulha pode, e deve, ter uma autonomia considerável no que respeita à preparação e realização de actividades próprias. Como é óbvio, esta autonomia é tanto maior quanto maior for a experiência da Patrulha e não dispensa o acompanhamento e supervisão por parte dos responsáveis adultos e a supervisão por parte do Conselho de Guias.
O Conselho de Guias
O Conselho de Guias é o órgão de gestão da Tribo. É constituído pelos Escoteiros Chefes da Tribo e pelos Guias e Sub Guias das Patrulhas.
Reúne periodicamente (semanalmente ou quinzenalmente) e as suas principais funções são:
• Decidir sobre os assuntos correntes da Tribo;
• Avaliação corrente sobre o funcionamento e actividades;
• Programar e preparar actividades (excepto as do Sistema de Projecto);
• Formação (através dos Guias e Sub Guias).
O Conselho de Tribo de Exploradores
O Conselho de Tribo é a assembleia da Tribo. É constituído por todos os elementos da Tribo, adultos e jovens. Reúne tipicamente no início de cada ano escotista e trimestre para avaliar, estabelecer metas e objectivos para a Tribo e para tomar decisões sobre as grandes actividades da Tribo.
O Sistema de Projecto
Na Tribo, as grandes actividades de Divisão denominam-se “Expedição” e são escolhidas, preparadas e realizadas pelos membros da Tribo. Correspondem às grandes actividades do fim de cada trimestre e são preparadas aplicando o Sistema de Projecto (ou “Modo de Caminhar”) da seguinte forma:
Idealizar: No início do trimestre, cada Patrulha prepara uma proposta sobre o que pretende que seja o Projecto de Tribo desse trimestre: Local, tipo de actividades, tema, etc.
Eleger: Em Conselho de Tribo, cada Patrulha apresenta a sua proposta. Em seguida, procede-se a uma votação entre todos os elementos de Tribo de forma a que se escolha uma das propostas.
Preparar: Ainda em Conselho de Tribo, são formadas as equipas de Expedição que vão preparar a Expedição. Existirá por exemplo uma responsável pelos transportes, outra pelos os jogos, outra pelo material, outra pela alimentação, etc. Serão formadas as equipas necessárias à preparação da actividade, tomando em consideração a dimensão da Tribo, de forma a que todos os Exploradores participem numa Equipa de trabalho. Em cada uma destas Equipas é desejável que participem elementos das diversas Patrulhas. O trabalho de preparação das Equipas é coordenado pelo Conselho de Expedição, que é dirigido pela Chefia da Tribo e constituído por um representante escolhido por cada uma das Equipas. Esses representantes não devem ser Guias ou Sub Guias de Patrulha, de forma a poder proporcionar a mais jovens a experiência de coordenar e dirigir.
Realizar: Toda a Tribo de Exploradores, organizada por Patrulhas, participa na realização da Expedição.
Avaliar: A avaliação do Projecto é feita pela Tribo em Conselho de Tribo.
As Actividades
As actividades da Tribo de Exploradores deverão ir ao encontro das áreas de desenvolvimento, que se concretizam em 6 áreas de crescimento individual: intelectual, física, espiritual, social, afectiva e de carácter.
De uma forma resumida, chama-se a atenção para os seguintes aspectos a ter em consideração no que respeita às actividades de Tribo:
• Deverá haver um grande ênfase na descoberta/experiência de coisas novas;
• O ambiente fantástico deverá ter um peso muito menor do que nas divisões mais novas;
• Deverá haver uma forte componente técnica e aspectos que desafiem e ponham à prova os jovem;
• Deverá ser, gradualmente, dada maior autonomia aos jovens e às Patrulhas.
Esquema de Progresso
Na Tribo de Exploradores o progresso inclui 3 etapas:
1ª Etapa: Destinada a facilitar a integração do elemento na Divisão e no Movimento. É uma etapa curta que poderá ser concluída em apenas um trimestre. Após a sua conclusão, um elemento que tenha entrado de fora do Movimento, tem direito a prestar o seu Compromisso de Honra.
2ª Etapa: As provas desta etapa permitem ao Explorador adquirir capacidades e conhecimentos que lhe possibilitam ter uma participação activa na vida da sua Tribo e Patrulha. Esta etapa pode ser concluída em cerca de 9 meses (um ano Escotista).
3ª Etapa: Esta etapa apresenta ao Explorador novos desafios que lhe vão permitir desenvolver novas capacidades e adquirir maiores conhecimentos. Estes novos conhecimentos e capacidades vão proporcionar-lhe maior dinamismo, e poderá apoiar elementos mais novos, tendo um papel significativo na dinamização da vida da Tribo e da sua Patrulha.
Para alem das 3 Etapas de Progresso, existem diversas Especialidades temáticas que o Explorador pode escolher realizar, segundo os seus gostos e interesses pessoais. É possível tirar Especialidades logo a seguir à conclusão da 1ª Etapa. Para concluir a 2ª Etapa é necessário obter uma Especialidade (à escolha do elemento) e para concluir a 3ª Etapa é obrigatório obter mais duas Especialidades.
Aquando do seu Compromisso de Honra, o Explorador recebe:
- O lenço do Grupo (caso não tenha feito a Promessa na Tribo de Escoteiros);
- A insígnia associativa (caso não tenha feito a Promessa na Tribo de Escoteiros, a colocar no bolso esquerdo da camisa);
- A insígnia do Bureau Mundial (caso não tenha feito a Promessa na Tribo de Escoteiros, a colocar no bolso direito da camisa);
- A insígnia associativa em metal (para colocar no Chapéu);
- A Vara do Escoteiro;
- O distintivo de etapa de progresso.